Mario, Voluntário da Associação Mineira dos Paraplégicos |
Fomos na Associação Mineira dos Paraplégicos na quinta feira dia 31/03 e conversamos com alguns membros e jogadores de basquete. Mario, um voluntário e jogador iniciou nossa conversa com uma entrevista sonora onde relata as dificuldades e formas de acessibilidade em Belo Horizonte, cadeirante, ele diz que tem um carro próprio e adaptado, porém atualmente ele está utilizando os onibus com acesso para deficientes, segundo Mario, os onibus oferecem independencia e segurança. Para acessar alguns lugares ele procura informações na internet sobre a acessibilidade do local, nem sempre encontra. Quando sai para restaurantes, bares ou entretenimento procura na web locais adaptados. Segundo ele a falta de rampas, portas maiores e banheiros adaptados são os maiores problemas. Sobre a Copa de 2014 Mario diz que o vereador Leonardo Mattos, que também é cadeirante teve um projeto aprovado (Veja aqui uma reportagem sobre o projeto) obrigando as locadoras de veículos a terem 2% da frota adaptada, afinal a copa do mundo e a paraolimpiadas irá exigir muito essas adaptacões.
Renato, Jogador de Basquete da Associação |
José Matias, Edgar Alvez e Adair |
O entrevistado José Matias Gonçalves de Abreu é o Presidente da Associação de Contagem e vice presidente do conselho estadual de defesa dos direitos das pessoas com deficiencia do estado, ele diz que as obras para a copa do mundo estão encaminhadas e muita coisa vai melhorar em Belo Horizonte.
José diz que a associação hoje vive de doações e sócios, hoje tem aproximadamente 7 mil sócios independentes do governo.
0 comentários:
Postar um comentário